Banner do Site Página Inicial Fale Conosco Como Implantar o Pair Objetivos do Pair Sobre o PAIR
ANA
PAIR Copa e Grandes Obras
Mudar contexto:
« voltar
Sexta-feira, 02 de Maio de 2014
Instituto Aliança participa de seminário sobre violência sexual no contexto das grandes obras, em Altamira (PA)


Nos dias 29 e 30 de abril, o município de Altamira (PA) foi sede do seminário "Violência Sexual e Grandes Obras: Avanços, Dilemas e Desafios para a Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes", organizado pelos Comitês Nacional e Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, pela Comissão Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Altamira e pelos Conselhos Nacional e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA e CMDCA). No evento, Graça Gadelha, coordenadora do PAIR e integrante da equipe do Instituto Aliança, participou, como debatedora, da mesa "Balanço de cumprimento das Cartas Políticas: avaliação da atuação da rede de proteção e da intervenção governamental para garantia dos direitos de crianças e adolescentes em contextos de grandes obras", abordando o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescentes e os aspectos e desafios relacionados aos megaempreendimentos.

Realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento teve como principal objetivo retomar o processo de articulação e fortalecer a atuação das redes locais, regionais e nacional para a discussão das violações de direitos de crianças e adolescentes em contextos de grandes obras - especialmente as relacionadas à exploração sexual. Ao longo do seminário, foi destacada a importância de debater e avaliar a trajetória de enfrentamento da violência sexual empreendida pela rede de proteção nos territórios de implantação de grandes obras e os desafios que se colocam para os novos territórios de interesse governamental pela instalação de grandes obras. Também foram discutidas propostas, como a responsabilização social das empresas.

Assis de Oliveira, professor da UFPA e um dos organizadores do evento, avalia que a atividade permitiu "visualizar a problematização do próprio modelo de desenvolvimento historicamente aplicado à região amazônica e as medidas que devem ser adotadas para preparação prévia dos territórios e populações, para que se possa evitar, ou ao menos minimizar, os impactos negativos". Essa reflexão foi um passo importante para alcançar uma das intenções do seminário, que é "garantir o fortalecimento das entidades que integram a rede nacional de proteção às crianças e aos adolescentes em territórios de grandes obras na Amazônia, para que ela possa ter uma melhor eficácia na incidência política junto ao poder público", afirmou o professor.

Fonte: Assessoria de Comunicação PAIR

LEDES/FACOM/UFMS - Laboratório de Engenharia de Software da Faculdade de Computação - UFMS FACOM/UFMS - Faculdade de Computação - UFMS UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa Escola de Conselhos - PREAE/UFMS Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente  Instituto Aliança 
Imagem Base do Layout