Banner do Site Página Inicial Fale Conosco Como Implantar o Pair Objetivos do Pair Sobre o PAIR
ANA
PAIR Copa e Grandes Obras
Mudar contexto:
« voltar
Terça-feira, 27 de Maio de 2014
Mais de 200 pessoas participam de seminário de enfrentamento à violência sexual em Manaus (AM)


Foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, em Manaus (AM), O seminário e "Mobilizando e Articulando Ações para o Enfrentamento à Violência Sexual no Amazonas". O evento foi organizado pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e a Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ADEIS) e contou com a participação de mais de 200 pessoas.

No primeiro dia foram abordados os temas: "A Situação da Exploração Sexual no Estado do Amazonas", "Tráfico para fins de exploração Sexual" e "Abuso e Violência Sexual no Amazonas". No segundo dia a socióloga do Instituto Aliança, Graça Gadelha, apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

De acordo com a socióloga, a realização do seminário vem construir novas possibilidades de enfrentamento. "Particularmente, no Amazonas é cada vez mais conflituosa a questão da violência sexual, pela sua complexidade e pelo impacto que pode causar na vida de crianças e adolescentes. Por isso, ela demanda uma ação que seja integrada e articulada, que são princípios básicos do Plano Nacional e a base a partir da qual podemos construir propostas mais efetivas", disse Graça Gadelha.

No período da tarde foi realizada a mesa: "Situação e serviços oferecidos em relação ao enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes", com a participação de diversas secretarias estaduais e municipais. Em seguida, Graça Gadelha apresentou a atual situação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Território Brasileiro (PAIR).


PAIR em Manaus
Manaus estálocalizada na confluência do rio Negro com o rio Amazonas, é a sétima maior cidade do país e capital do maior Estado brasileiro, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico. O crescimento populacional e urbanístico de Manaus acarretou também alguns problemas característicos das grandes cidades, como os altos índices de exploração sexual comercial, por isso a escolha da cidade para ser uma das primeiras a implantar o PAIR, em 2003.

Os municípios nos quais o PAIR foi implantado inicialmente foram:

a) região Norte: Pacaraima (RR), Manaus (AM), Rio Branco (AC);
b) região Centro-Oeste: Corumbá (MS);
c) região Nordeste: Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).


Atualmente Manaus é uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, sendo assim, um dos municípios do PAIR Copa.

Fonte: Assessoria de Comunicação PAIR

LEDES/FACOM/UFMS - Laboratório de Engenharia de Software da Faculdade de Computação - UFMS FACOM/UFMS - Faculdade de Computação - UFMS UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa Escola de Conselhos - PREAE/UFMS Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente  Instituto Aliança 
Imagem Base do Layout