Banner do Site Página Inicial Fale Conosco Como Implantar o Pair Objetivos do Pair Sobre o PAIR
ANA
PAIR
Objetivos Gerais
  • Integrar políticas para a construção de uma agenda comum de trabalho, entre Governos, Sociedade Civil e Organismos Internacionais, visando o desenvolvimento de ações de proteção a crianças e adolescentes vulneráveis ou vítimas de violência sexual e tráfico para fins sexuais;  
  • Desenvolver metodologias exitosas de enfrentamento a violências sexuais contra crianças e adolescentes, que possam ser estendidas para outras regiões brasileiras, a partir de ações referenciais de organização, fortalecimento e integração dos serviços locais, possibilitando a construção de uma Política Municipal de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente, assegurada a participação social na construção dos processos. 

Objetivos estratégicos

 Desenvolver estudos quantitativos para análise da situação da violência sexual infanto-juvenil.

Conhecer e dimensionar os recursos orçamentários e financeiros relacionados ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.

Fortalecer os espaços colegiados enquanto instâncias privilegiadas na formulação de políticas, programas e ações dirigidas ao entendimento e defesa de direitos de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao enfrentamento de violência sexual infanto-juvenil.

Fortalecer as Articulações Nacionais, Regionais e Locais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil.

Desenvolver Campanhas de Sensibilização e Mobilização da sociedade, em especial a mídia e os segmentos que comprovadamente representam fatores de risco à população infanto-juvenil.

Disseminar a metodologia do PAIR de forma a implementar as ações de enfrentamento a Exploração Sexual de crianças e adolescentes e tráfico para esses fins, em outros municípios e regiões do país.

Fortalecer órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e potencializar a articulação entre diversas instâncias.

Promover mecanismos de exigibilidade dos direitos (defesa jurídica) às vítimas da violência sexual infanto-juvenil.

Integrar as ações e serviços das Secretarias de Saúde, de Segurança Pública, do Ministério Público e das Universidades Locais com vista a humanização e desburocratização laudos periciais para as situações que envolvam crianças e adolescentes vitimados sexualmente.

Conhecer o arcabouço legal nos diversos níveis com vistas ao aprimoramento normativo das ações de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.

Garantir o atendimento integral, adequado e especializado para crianças, adolescentes e familiares em situação de violência.

Integração das Políticas Sociais Básicas consolidando redes de atenção às crianças, adolescentes e famílias envolvidas em situação de violência.

Promover a participação pró-ativa dos segmentos jovens na construção e implementação do Planos Operativos Locais voltados ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. 

 

LEDES/FACOM/UFMS - Laboratório de Engenharia de Software da Faculdade de Computação - UFMS FACOM/UFMS - Faculdade de Computação - UFMS UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa Escola de Conselhos - PREAE/UFMS Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente  Instituto Aliança 
Imagem Base do Layout